Após quatro meses, a obra de revitalização da Gare está 29% concluída. O serviço começou em 20 de novembro de 2023 e tem previsão de entrega para maio deste ano. Mais de R$ 5 milhões estão sendo investidos na reforma, que é realizada pela Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo. Após o término da obra, a Gare será ocupada por espaços culturais e gastronômicos. Um edital para selecionar a empresa que fará o uso do local para essas atividades está sendo elaborado.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O que prevê a obra
- Restauração da estrutura arquitetônica
- Recomposição da cobertura dos pavilhões onde não existem mais telhas
- Instalações de calhas, rufos, dutos e tubos de queda
- Instalação de rampa de acesso
- Instalações elétricas que deverão prever nova entrada de energia com subestação
- Instalações hidráulicas, de água e esgoto
- Serviços de Prevenção de Controle Contra Incêndio (PPCI)
- Revisão das esquadrias e ferragens
- Pintura interna e externa em toda a estrutura, bem como das esquadrias e das estruturas metálicas da área chamada lanternim
- Instalação de bancos, floreiras e lixeiras nas áreas externas
Neste momento, os serviços estão concentrados na finalização do piso de concreto e da cobertura do lanternim (local que abriga a locomotiva e os vagões). No pavilhão 1, estão sendo feitos os acabamentos na cobertura e a restauração das esquadrias. No pavilhão 2, o piso do concreto é executado. Também já foi iniciada a cobertura do pavilhão 3.
Por meio de nota, a prefeitura informou que “por ser um serviço complexo, diante do valor histórico e arquitetônico da antiga estação de trem, os trabalhos têm sido extremamente minuciosos para garantir a preservação das características da edificação, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae) e valorada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Isto é ainda mais presente nas áreas onde se faz necessária a restauração em madeira, como as esquadrias, os assoalhos e a escada do sobrado”.
A revitalização da Gare
A Gare da Viação Férrea é tombada como patrimônio histórico em nível municipal, estadual e nacional. O espaço é formado por quatro pavilhões, inaugurados a partir de 1900. Antigamente, na estação ferroviária, funcionavam, além de escritório e venda de passagens, armazéns, restaurantes e sanitários. Com o tempo, o local passou a sofrer com o descaso, sendo alvo de atos criminosos, como incêndios.
Quem mora em Santa Maria desde, pelo menos, a década de 90, sabe que a revitalização da Gare, com a preservação da memória ferroviária da cidade, era uma promessa antiga. A obra, que teve início em 20 de novembro de 2023, está sendo custeada com verbas próprias do município e com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa II). No total, o investimento é de R$ 5.549.852,20.
Leia mais